sexta-feira, 11 de junho de 2010

A Mensagem / Capítulo II


                               O Que Acontece Quando o Relacionamento Apaga a Nossa Luz Interior?
                                            Saiba como permanecer inteira(o) , iluminada(o)  e feliz! 
Quem de nós já não vivenciou ou vivencia um relacionamento que simplesmente desorganizou as nossas vidas? Quantas pessoas, nesse momento, estão vivendo os conflitos de um relacionamento doentio e conturbado?
Quero chamar a sua atenção neste momento para mergulharmos  neste assunto que tem minado muitas vidas e transformados pessoas maravilhosas e produtivas em pessoas apagadas, apáticas e deprimidas.
A vigilância precisa ser praticada por todos nós. Homens e mulheres de todas as idades. Estamos vivendo dias onde os acontecimentos e as mudanças ocorrem rapidamente e se não tivermos atentos podemos obter muitos prejuízos.
As necessidades humanas em serem preenchidos nas suas emoções e fato real, é humano e é normal idealizarmos um parceiro (a) de acordo com nossos sonhos. Mas precisamos ajustar o ideal com o real e é nesse ajuste em que encontramos um dos maiores desafios na vida afetiva-sexual.
Quando iniciamos um relacionamento esperamos que a pessoa em questão seje a replica dos nossos sonhos e desejos. Depois de passado o momento da descoberta (paixão),, nos deparamos com uma nova realidade, que é nada mais o percurso natural da vida de um casal.Começamos a ter uma visão mais ampliada e realista do relacionamento. Muitas pessoas se prendem na fase da descoberta e na tentativa de manterem o mesmo ritmo se esforçam de maneira compulsiva para que a relação funcione a qualquer custo. E é aí que começa o desgaste e o minar da relação. Na verdade, ninguém nos ensinou o que fazer e como direcionar de forma saudável, clara e objetiva os nossos sentimentos. Ao contrário, sempre houve uma omissão pessoal, coletiva e cultural para alcançarmos a plenitude e o equilíbrio amoroso. Frases como: É assim mesmo! Deus é quem sabe! Ele ou ela é assim por causa disso ou daquilo! Tem nos colocado em uma posição passiva e negligente com a nossa felicidade e futuro.
Várias coisas precisam ser mantidas. Uma delas é a individualidade de cada um no relacionamento.
Mas o que ocorre quando o casal passa a se tornarem nocivos um para o outro?
Quando uma pessoa, passa a ansiar algo que não se tem, ela passa a se esforçar compulsivamente para que a relação funcione a qualquer custo, mesmo perdendo o seu brilho interior (individualidade).
A busca ansiosa por mais amor, atenção, mas compromisso, mas segurança e aprovação, fazem com que a relação percorra um caminho doentio e destrutivo e que nunca satisfaz nem nutre e raramente faz bem. Ou seja,é constantemente conflituoso e perturbado.
                                                                                                      Até o próximo artigo!
                                                                                                                                                          Psic. Vilma Silva

Quando li este artigo, a princípio me deu uma sensação de impotência e muito medo, mas eu já não era mais a mesma e tive que enxergar a minha realidade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário